LançamentosRaceTV

Neta Aya: Novo Rival do BYD Dolphin Chega ao Brasil por R$ 124.900

A fabricante chinesa Neta anunciou os preços de seus primeiros carros no Brasil durante o Festival Interlagos, realizado em São Paulo, SP. Três modelos elétricos serão introduzidos no mercado brasileiro neste primeiro ano de operação, com vendas iniciando em setembro.

Preços dos Modelos Neta no Brasil

A Neta trará ao Brasil três tipos de veículos elétricos: o hatchback Aya, o SUV médio X e o esportivo GT. O Aya chega para competir diretamente com o BYD Dolphin e o recém-anunciado Yuan Pro de uma fabricante concorrente.

Modelos e Preços

Além do Aya, o Neta X é um SUV de porte médio que concorre com o Yuan Plus. Já o Neta GT, um esportivo elétrico, visa atrair o público de modelos como o Porsche 718, sendo uma opção focada em desempenho e esportividade.

Neta Aya

Descrição e Performance

O Neta Aya é um hatchback com design de crossover, previsto para ser lançado no Brasil ainda em 2024. Equipado com uma bateria de íons de lítio de 40,7 kWh, ele possui um motor elétrico que oferece 95 cv de potência e 15,3 kgfm de torque. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), tem uma autonomia de 263 km.

Capacidade de Carga

O Neta Aya conta com um porta-malas de 330 litros, ideal para uso diário e viagens curtas.

Carregamento

Em termos de recarga, o Aya pode ser completamente carregado em até oito horas usando uma unidade de corrente alternada (AC). Em estações de corrente contínua (DC), o tempo de recarga é reduzido para 30 minutos.

Versões e Preços

O Aya será comercializado em duas versões: Comfort (R$ 124.900) e Luxury (R$ 134.900). A versão Luxury vem com assistências ativas (ADAS).

Dimensões

O Aya mede 4,07 m de comprimento, 1,69 m de largura e tem uma distância entre eixos de 2,42 m. Comparado ao Renault Kwid, ele oferece menos espaço interno em relação ao BYD Dolphin, que possui 2,70 m de distância entre eixos.

Neta X

Expectativas de Venda

O Neta X, além do Aya, também será lançado em 2024 e deve ser um dos modelos mais vendidos da marca no Brasil. É um SUV disponível em três versões: 400 (R$ 194.900), 500 (R$ 204.900) e 500 Luxury (R$ 214.900); as diferenças estão no pacote de assistências ativas e na capacidade da bateria.

Especificações

O motor elétrico do Neta X oferece 163 cv de potência e 21,4 kgfm de torque. A versão 400 possui uma bateria de 52,5 kWh, enquanto as versões 500 e 500 Luxury têm baterias de 64,1 kWh. A autonomia varia de 258 km na versão 400 para até 317 km nas versões 500 e 500 Luxury, conforme o PBEV.

Desempenho

Independentemente da versão, o Neta X acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos.

Dimensões e Capacidade

O Neta X mede 4,53 m de comprimento, 1,86 m de largura e tem uma distância entre eixos de 2,77 m, sendo comparável ao Honda CR-V. O porta-malas possui capacidade de 508 litros.

Neta GT

Introdução ao Mercado e Homologação

O Neta GT, primeiro modelo confirmado para o Brasil, está em processo de homologação e deve ser lançado entre o final de 2024 e o início de 2025. Com design inspirado no Chevrolet Corvette, o GT estará disponível em duas versões: uma com 231 cv (tração traseira) e outra com 560 cv (tração integral). A versão mais potente acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos.

Dimensões e Capacidade

O Neta GT mede 4,71 metros de comprimento, 1,79 metros de largura, 1,45 metros de altura e tem uma distância entre eixos de 2,77 metros. O porta-malas oferece uma capacidade de 297 litros.

Expansão e Produção no Brasil

A Neta planeja abrir pontos de venda nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. A expectativa é fechar 2024 com 30 lojas e expandir para 70 até 2025. Além das vendas, a marca planeja iniciar a produção localmente, com uma possível aquisição da fábrica da Toyota em Indaiatuba, SP, e início das operações em 2026.

Desenvolvimento de Powertrains

A Neta também planeja desenvolver motores flex para seus veículos, que não serão híbridos, mas sim elétricos de autonomia estendida (EREV). Esse sistema utiliza o motor a combustão apenas como um gerador, aumentando a autonomia das baterias elétricas.

Leia também:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo