Incrível Investimento Bilionário da Omoda Jaecoo no Brasil: Saiba Quando a Revolução Começa!
Marcas Chinesas Planejam Investimento Bilionário para Produção de Veículos no Brasil
Quase doze meses após anunciar sua chegada ao território brasileiro, as marcas chinesas Omoda e Jaecoo optaram por atrasar o lançamento dos seus automóveis. Em um evento realizado durante o Festival Interlagos, foi anunciado que a estreia dos veículos ocorrerá no primeiro trimestre de 2025. Inicialmente, havia expectativas de que modelos como o Omoda 5 chegassem em agosto e o Jaecoo 7 em outubro.
De acordo com Felipe Amaral, responsável pela estratégia de vendas e desenvolvimento de rede da Omoda Jaecoo no Brasil, uma série de fatores, como logística e escolha de concessionários, contribuíram para o adiamento.
As vendas começarão com veículos importados da China, mas existe a confirmação de que a partir de 2025, a Omoda Jaecoo terá produção local em regime CKD, semelhante ao método utilizado pela Audi em sua planta no Paraná.
Detalhes sobre a Produção e Escolha da Localização da Fábrica
Ainda sem uma localização oficial definida, a possibilidade de arrendamento da planta da Caoa Chery em Jacareí (SP) está em alta, após essa unidade ter sido fechada há quase três anos. A previsão é que o investimento na fábrica seja de US$ 300 milhões, equivalendo a mais de R$ 1,5 bilhão. Vale destacar que, apesar de operar de forma independente da Caoa, Omoda e Jaecoo são parte do Grupo Chery. A planta desativada da Troller, localizada em Horizonte (CE), chegou a ser considerada, mas as negociações não avançaram.
Representantes das marcas afirmam que é essencial ter uma fábrica local para se tornarem relevantes no mercado brasileiro, e o país servirá como uma base de exportação para a América do Sul. A meta é comercializar 30 mil unidades anualmente.
Para a fase inicial de operação de vendas no Brasil, um investimento de R$ 200 milhões está previsto. O plano é lançar entre oito a dez modelos diferentes até o final de 2026, todos na categoria SUV.
Modelos de Lançamento: Omoda 5 e Jaecoo 7
Os modelos Omoda 5 e Jaecoo 7 serão os primeiros a serem apresentados no Brasil. O Omoda 5, comparável em tamanho ao Jeep Compass, possui 4,40 metros de comprimento, 1,83 metros de largura, altura de 1,58 metros e entre-eixos de 2,63 metros. A versão micro-híbrida compartilha o mesmo motor dos modelos Caoa Chery Tiggo 5X e Tiggo 7, com um propulsor 1.5 turboflex fornecendo 160 cv e 25,5 kgfm de torque, acoplado a uma bateria de 48V para assistências como a partida.
A variante elétrica do Omoda 5 oferece 204 cv e 34,7 kgfm de torque, com um conjunto de baterias de 61 kWh que proporciona uma autonomia de 450 km no padrão europeu WLTP. No entanto, no ciclo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, a autonomia deve ser próxima de 350 km.
O Jaecoo 7, visto em testes no Brasil, é posicionado como um potencial adversário de modelos como BYD Song Plus e GWM Haval H6, mas possui dimensões mais reduzidas, com 4,50 metros de comprimento e entre-eixos de 2,67 metros.
A motorização do Jaecoo 7 será híbrida plug-in, porém, aspectos como potência, torque, capacidade da bateria e autonomia elétrica permanecem confidenciais. Por enquanto, foi revelado que o motor a combustão será um 1.5 turbo de quatro cilindros.
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