Análise Completa
A Fiat tem se destacado nas categorias de entrada das picapes no Qual Comprar 2024. Após a Strada superar a Volkswagen Saveiro entre as pequenas picapes, a Toro se destacou entre as intermediárias, vencendo outras quatro concorrentes e se consagrando como a campeã no custo-benefício. Os principais critérios de avaliação são preço, custo de manutenção, seguro e equipamentos.
Fiat Toro
Melhor Picape Intermediária – Fiat Toro
- Versão Sugerida: Freedom Turbo Flex
- Preço: De R$ 146.990 a R$ 212.990
- Motor: 1.3T/185 cv e 2.0TD/170 cv
- Câmbio: AT6/AT9
- Garantia: 3 anos
- Seguro: Mulher R$ 2.755 / Homem R$ 4.784
- Desvalorização: 10,2%
- Revisões: R$ 2.428
- Peças: R$ 13.209
- Caçamba: 820 litros
- Lançamento: 2016
Se fossem avaliadas na mesma categoria, Toro e Strada teriam uma competição acirrada. A fórmula é similar com a irmã maior, oferecendo uma ampla gama de versões e opções de motor turbo flex ou turbodiesel. Por ser maior e mais sofisticada que a Strada, a Toro não tem versões aspiradas ou com câmbio manual. Apesar de já ter tido melhores vendas, indicando que seu projeto lançado em 2016 precisa de uma renovação mais robusta.
Atualmente, a picape intermediária está disponível em três versões equipadas com o motor 1.3 GSE T4 turbo flex de quatro cilindros e injeção direta, com 185 cv de potência, 27,5 kgf.m de torque e câmbio automático de seis marchas. Outras três versões são equipadas com o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv, com câmbio automático de nove marchas e tração 4×4.
A versão recomendada, Freedom Turbo 270, vem com equipamentos de série como ar-condicionado, seis airbags, câmera de ré, volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, faróis full-LED, rodas de 17”, central multimídia com tela de 8,4” e conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
Pontos Positivos:
- Desempenho
- Conforto similar ao de um SUV
- Bom nível de tecnologias a bordo
Pontos Negativos:
- Consumo elevado de combustível
- Capacidade de manobra limitada
- Projeto datado
Competidores
Chevrolet Montana
- Preço: De R$ 127.150 a R$ 158.550
- Versão Sugerida: RS
- Motor: 1.2T/133 cv
- Câmbio: MT6/AT6
- Garantia: 3 anos
- Seguro: Mulher R$ 2.039 / Homem R$ 5.836
- Desvalorização: 3,8%
- Revisões: R$ 2.156
- Peças: R$ 12.393
- Caçamba: 874 litros
- Lançamento: 2023
A Montana não repetiu o desempenho do ano passado, mas ainda é uma boa opção. Sempre com o motor 1.2 turbo de 133 cv, a picape tem cinco versões, sendo duas com câmbio manual e três automáticas, todas com seis marchas. Seu consumo chega a 13,3 km/l na estrada com gasolina.
Ford Maverick
- Preço: R$ 227.200
- Versão Sugerida: Lariat FX4
- Motor: 2.0T/253 cv
- Câmbio: AT8
- Garantia: 3 anos
- Seguro: Mulher R$ 3.931 / Homem R$ 5.824
- Desvalorização: ND
- Revisões: R$ 2.074
- Peças: R$ 15.518
- Caçamba: 943 litros
- Lançamento: 2022
Importada do México, a Ford Maverick é equipada com motor 2.0 turbo a gasolina que entrega 253 cv de potência e 38,7 kgf.m de torque, além de câmbio automático de oito marchas e tração integral. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,1 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente a 175 km/h.
Ram Rampage
- Preço: De R$ 251.990 a R$ 289.990
- Versão Sugerida: Rebel gasolina
- Motor: 2.0TD/170 cv e 2.0T/272 cv
- Câmbio: AT9
- Garantia: 3 anos
- Seguro: Mulher R$ 4.412 / Homem R$ 10.424
- Desvalorização: ND
- Revisões: R$ 3.050
- Peças: R$ 17.433
- Caçamba: 980 litros
- Lançamento: 2023
Com quase 9.407 emplacamentos até maio, a Ram Rampage é a terceira picape intermediária mais vendida no Brasil, atrás da Toro e Montana. A caminhonete se assemelha a uma miniatura dos modelos gigantes da marca norte-americana. São três versões, equipadas com um motor 2.0 turbodiesel de 170 cv ou o 2.0 Hurricane turbo a gasolina de 272 cv. O câmbio é sempre automático de nove marchas com tração 4×4.
Renault Oroch
- Preço: De R$ 118.490 a R$ 153.790
- Versão Sugerida: Iconic
- Motor: 1.6/120 cv e 1.3T/170 cv
- Câmbio: MT6/CVT
- Garantia: 3 anos
- Seguro: Mulher R$ 1.767 / Homem R$ 3.885
- Desvalorização: 9%
- Revisões: R$ 1.952
- Peças: R$ 6.180
- Caçamba: 683 litros
- Lançamento: 2015
A primeira picape intermediária do mercado, a Renault Oroch, chegou pouco antes da Toro em 2015 e recebeu uma pequena reestilização em 2022. São quatro versões. A Pro, voltada para o trabalho, tem motor 1.6 SCe de 120 cv e 16,2 kgf.m, com câmbio manual de seis marchas. As versões intermediárias compartilham o mesmo conjunto mecânico, mas com lista de equipamentos mais caprichada.
Considerações Finais
Há seis anos, as picapes representavam 13,2% do mercado brasileiro. Hoje, ocupam uma fatia de quase 20%, com mais de 400 mil unidades vendidas em 2023. O segmento intermediário contribuiu significativamente para esse crescimento, ocupando a ampla lacuna entre as picapes compactas e médias.
A maioria das picapes intermediárias é voltada para consumidores do varejo e não para o trabalho pesado. Elas se posicionam como alternativas aos SUVs, oferecendo design atrativo, bons ângulos de transposição e caçambas com volumes muito maiores que qualquer porta-malas.
Se você está pensando em adquirir uma picape intermediária, a robustez e a valentia são maiores, mas é importante considerar aspectos como o consumo de combustível e a entrada de água na caçamba durante chuvas.