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“Revelação Surpreendente: Fábrica Abandonada da Ford no CE Ganha Nova Vida com Carros Elétricos Inovadores de 3 Grandes Marcas!”

Investimento de R$ 400 Milhões Transformará Antiga Fábrica da Troller em Polo de Veículos Elétricos

O governo do Ceará anunciou um investimento significativo de R$ 400 milhões para criar um Polo Industrial Automobilístico dedicado à fabricação de veículos elétricos e híbridos em Horizonte. Este projeto utilizará o espaço anteriormente ocupado pela fábrica da Troller, conhecida marca brasileira de jipes 4×4 que fazia parte do portfólio da Ford até 2021.

A empresa Comexport, renomada por sua vasta atuação no comércio exterior e na cadeia de suprimentos no Brasil, assumirá a liderança na revitalização deste espaço. Durante a cerimônia oficial de assinatura do contrato para o início das obras, culminou na participação de destaque do vice-presidente do país, Geraldo Alckmin.

O conceito de operação da Comexport se inspira no modelo da fábrica da Nordex em Montevidéu, no Uruguai, que trabalha com a montagem de veículos em kits CKD e SKD para um grupo variado de clientes, incluindo Stellantis, Ford e Kia.

O projeto, segundo o governador do Ceará, Elmano de Freitas, também prevê uma segunda fase, na qual o polo passará a fabricar componentes automotivos internamente. “O cronograma do projeto prevê que as peças passarão a ser produzidas aqui, preferencialmente no Ceará”, explicou.

Na etapa inicial, a produção esperada é de 40 mil veículos eletrificados anualmente, com a geração de cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos. Rodrigo Teixeira, vice-presidente da Comexport, destacou a importância deste avanço: “Estamos vivenciando um marco na jornada rumo à fabricação de veículos totalmente produzidos em solo cearense.”

Fabricantes de Carros Elétricos Planejam Operação no Ceará

Conforme informações do governo cearense, três fabricantes já estão confirmadas para produzir seis modelos de veículos no novo polo. A Comexport, discretamente, não divulga nomes específicos, mas atende grandes montadoras, como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, Chevrolet, Toyota, Chery, Volkswagen e Porsche.

A expectativa é que a marca chinesa Chery, com planos de introduzir as marcas Omoda e Jaecoo no ano vindouro, seja uma das futuras operadoras. Além disso, a Neta, outra fabricante chinesa que chega ao mercado brasileiro em 2024, pode começar a produção até 2026.

Outra potencial parceira é a Geely Group, responsável por várias marcas, incluindo a Zeekr e a Polestar, além de deter a propriedade da Volvo, que já utiliza os serviços da Comexport.

Este investimento marca um novo capítulo para o setor automotivo no Ceará, prometendo impulsionar tanto a economia local quanto a nacional com a produção de veículos sustentáveis e inovadores.

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